18.8.08

Concurso Nacional de Graffiti


"Para o Padre Maia persiste uma ideia errada sobre a cultura Hip Hop e ainda há muita gente que a associa a grupos marginais, bairros de lata ou jovens problemáticos. Este concurso visa precisamente mostrar que se trata, acima de tudo, de um movimento com consciência social e que dá voz às denúncias e anseios da juventude."

| HIP HOP POBREZA STOP

Conhecido e reconhecido por constantes acções a favor da igualdade social, o Padre Maia é também um dos maiores apoiantes da cultura Hip Hop e do graffiti em particular tendo - através da Fundação Filos - realizado algumas actividades em prol da valorização e divulgação do mesmo.

Desta vez associou-se à RTP, Antena 3 e Correio da Manhã na apresentação da iniciativa "Hip Hop Pobreza Stop" , cujo principal objectivo é encontrar novos talentos nas áreas do graffiti e da música e onde os finalistas actuarão numa grande gala a transmitir no dia 17 de Outubro na RTP, directamente do Pavilhão Multiusos de Gondomar.

A iniciativa visa mostrar que o Hip Hop nada ter a ver com a marginalidade, servindo inclusive para denunciar o que se considera estar errado na sociedade - nomeadamente a pobreza.

| CONCURSO NACIONAL DE GRAFFITI

// Objectivos

Encontrar novos talentos através da intervenção artística dedicada ao tema da Pobreza/Exclusão Social (análise, denuncias, propostas de intervenção social), numa placa de 2,75 metros de largura por 1,50 metros de altura. Podem ser utilizadas técnicas mistas, assim como colagens, stenceis, marcadores e latas de spray, de forma a abranger os artistas de graffiti e de street art.

// Concorrentes

Portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal com mais de 14 anos, que devem apresentar cópia de bilhete de identidade ou passaporte aquando da candidatura, bem como morada e contacto telefónico. Os concorrentes poderão participar individualmente ou em grupo com um único projecto graffiti.

// Participação

A inscrição é gratuita. Os concorrentes individuais ou em grupo devem elaborar um projecto daquilo que pretendem fazer e colocá-lo em formato jpeg ou PDF, acompanhado de uma pequena memória descritiva e uma descrição do material que pretendem utilizar, tal como as técnicas e conceitos, em ficheiro Word. Estes dados devem ser enviados para hiphop.filos@gmail.com a partir de 31 de Julho de 2008.
A data limite para a apresentação dos projectos é 31 de Agosto de 2008.

// Selecção

O concurso divide-se em três zonas geográficas de residência: Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu e Guarda); Centro (distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Aveiro); e Sul (distritos de Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, tal como regiões autónomas dos Açores e da Madeira).
Um júri designado pelo Correio da Manhã, pela RTP e pela Fundação Filos terá a seu cargo a selecção dos dez melhores projectos de graffiti em cada zona geográfica. Este júri deverá analisar a criatividade e adequação das criações ao tema. Entre os critérios a seguir deverão incluir-se a qualidade técnica, a originalidade e o conceito, bem como a correspondência ao tema.
Sem prejuízo da liberdade de criação artística não será tolerada linguagem gratuitamente obscena ou ofensiva nos projectos de graffiti apresentados a concurso.

//Júri

Presidente: Padre Maia
Uma representante do ‘Correio da Manhã’
Um representante da RTP

// Triagem dos concorrentes

Depois de o júri seleccionar os dez melhores projectos de cada zona geográfica, o que acontecerá a 5 de Setembro de 2008, esses 30 projectos deverão estar disponíveis num espaço a criar, acompanhados de informação biográfica do autor.
Nesse mesmo espaço, e até 19 de Setembro de 2008, cada internauta votará
no seu projecto de graffiti favorito, estabelecendo-se o limite de um voto
diário por IP.
Dessa votação ‘on-line’ sairá uma lista de 12 finalistas (os quatro mais votados em cada uma das zonas geográficas), anunciada a 20 de Setembro de 2008, que terão a possibilidade de aplicar ao vivo aquilo que pretendem executar (estando disponíveis materiais e placas para que o façam no decorrer de um espectáculo a realizar no Multiusos de Gondomar e que culmina no dia 18 de Outubro de 2008).
Deste processo sairá o vencedor, o qual receberá um prémio a definir oportunamente. Isto sem prejuízo da existência de um prémio de presença, de valor simbólico, para todos os finalistas.

*As candidaturas deverão ser enviadas de 31 de Julho a 31 de Agosto de 2008, por email para hiphop.filos@gmail.com ou por correio postal para a seguinte morada:
Fundação FILOS | Rua Costa Cabral 929 | 4200-225 Porto

Sem comentários: