30.11.09

From The Cave

» WEB



From the Cave acaba de lançar o seu website pessoal, onde demonstra a sua versatilidade no graffiti e na ilustração nos mais variados suportes: muros, exposições, cartões e até bidões. O site encontra-se subdividido em diferentes menús html que facilitam a navegação e que permitem ao público, com poucos "clics", conhecer o vasto portfolio do Caver.

Acontece, por vezes, o link não abrir da primeira vez. No caso de isso acontecer, basta fazer um refresh na página.


Este é um pequeno vídeo viral que acompanha o lançamento do website:

29.11.09

Atus, Chure & Monster

» @ VSP

27.11.09

Visual Street Performance

» JÁ ABRIU AS PORTAS



Infelizmente este ano o Cartel Urbe não recebeu informação relativa à VSP (nem tão pouco um convite), e esta foi a principal razão para não a termos divulgado. No entanto, encontramos hoje finalmente informação no site e publicamos - embora um dia mais tarde do que seria suposto já que inaugurou ontem - incentivando todos os visitantes do Cartel a visitarem um dos maiores eventos de graffiti em Portugal.

"Esta 5ª feira, 26 de Novembro, pelas 21h na Rua das Gaivotas abriremos os portões da Escola Primária das Gaivotas. Para álem de HBSR, Hium, Klit, Mar, Time e Vhils este ano juntam-se a nós I Am From Lx e Mosaik.

Directamente de Londres teremos David Walker. Da “prata da casa” posso adiantar-vos desde já alguns nomes como Chure, Nurea e Glam, Bray, Smile e Uber nas pinturas ao vivo, Thrasher, Glue, Este Sr e Ride na mesa do Dj, as Batuqueiras na dança e uma pequena actuação dos N’Gapas.

O cinema e as conversas voltam a fazer parte da programação deste e ano e, como grande novidade, temos as primeiras battles feitas a giz nos quadros da escola. Todos podem participar, bastando para isso enviar-nos um email ou quando nos visitarem."


Aberto 5ª,6ª e 2ªs das 18h às 2h
Sábados das 15h às 2h
Domingos e feriados das 15h às 23h

Cinema: Domingos e feriados às 19h e às 21h30m

Pinturas ao vivo: Durante todo o evento

*Info: Visual Street Performance

26.11.09

±

» NO MAUS HÁBITOS




O ± inaugura uma nova exposição no espaço Maus Hábitos, no Porto, intitulada "Compro mas não existo", que estará patente até ao dia 24 de Dezembro.

A inauguração é no próximo Sábado, dia 28 de Novembro, a partir das 16h.

25.11.09

IC19

» PRIMEIRA FOTO

O projecto de graffiti que envolve a Estradas de Portugal tem causado as mais diferentes opiniões, quer nos órgãos de comunicação social quer dentro da comunidade, como é visível no Fórum do Cartel Urbe.

O mentor deste projecto, Uber, revelou desde sempre uma preocupação e atenção para com os writers locais - que tinham neste espaço agora redecorado intervenções ilegais - convidando-os a participar no projecto e a introduzirem as suas peças nesta "nova cidade".

Esta é uma foto nocturna, a primeira que recebemos, mas que ilustra bem aquilo que pode ser feito no nosso País a nível de graffiti. Projectos de grande envergadura com qualidade, conceito, união e respeito entre todos.

Parabéns à Estradas de Portugal pela iniciativa e parabéns a todos os intervenientes.




*Foto: Uber

24.11.09

Cartel urbe Magazine

» 1A EDIÇÃO



O Cartel Urbe, depois do Fórum, quer lançar uma revista inteiramente dedicada ao graffiti português.

Uma revista digital (não vai ser impressa) que surge da vontade de proporcionar mais um meio de divulgação do graffiti e da street art nacionais. A par das publicações já existentes como a Benching e a Freestyle - que dedica algumas páginas ao graffiti português - o Cartel Urbe pretende criar mais uma plataforma através da internet, à partida bimestral, e que se encontrará disponível no blog para download em formato PDF.

O principal objectivo é criar uma edição de qualidade e de acesso gratuito que possa ser guardada e coleccionada, e que seja abrangente em todas as frentes. Haverá secções de Hall of Fame, Bombing, Trains e Metros e especiais com alguns writers. O Cartel Urbe apela, por isso, a todos os writers que contribuam com fotografias e que dentro dos possíveis enviem produções "fresh", pouco conhecidas no circuito da internet. Só assim será uma mais-valia.

Enviem as vossas fotografias, com Autor e Local da peça, para cartelurbe@gmail.com até ao dia 30 de Novembro.

23.11.09

Projecto Ladoalado

» UM DIÁLOGO SOLIDÁRIO



Ladoalado é um projecto transdisciplinar que pretende promover a SOLIDARIEDADE através do diálogo entre o graffiti / street art e diferentes linguagens técnicas, estéticas e diferentes experiências e lógicas sensoriais.

No fundo, pretende-se promover a convergência de energias que se encontravam dispersas, e até que se ignoravam ou, pelo menos, desconheciam a sua capacidade de mobilização.

E é nesta encruzilhada de saberes-fazer, de experiências, de sensibilidades e de estéticas que se quer ver nascer um objecto único e autêntico... que pode ser levado para lugar nenhum ou para todo o lado.

Nesta sexta iniciativa o projecto Ladoalado pretende ajudar 5 colectivos e associações de apoio a animais abandonados através da venda de 10 malas e 20 tábuas de skate pintadas por artistas nacionais ligados ao graffiti / street art, design e ilustração. Sensibilizar e mobilizar a população para este problema, através da arte, constitui o objectivo máximo desta iniciativa Ladoalado.

Esta exposição conta com o apoio do colectivo a9)))) e Tribos Urbanas.

*Info: Projecto Ladoalado

Artes de Rua

» GRAFFITI NA RTP2



O programa "Artes de rua" da RTP2 abordou o graffiti em Portugal na 5a edição, transmitida no passado Sábado ás 19h e com entrevistas aos writers Odeith e Ble.

Este é um pequeno clip de apresentação, mas o programa pode ser visto na íntegra aqui.


*Fonte: RTP2

20.11.09

Adres 81

» 2009

Submundo

» SENLANDIA


Nomen

» CELL OF FAME


15.11.09

Fórum Cartel

» NOVO ESPAÇO NO CARTEL URBE

O Cartel Urbe acaba de criar o novo fórum, dirigido a todos os que acompanham e contribuem com o blog.

A partir de agora é possível utilizarem o fórum como meio de diálogo, lançando temas relacionados com o graffiti / street art, e também como meio de divulgação dos vossos trabalhos em formato imagem e vídeos, assim como notícias, artigos de opinião, exposições pessoais e colectivas e mesmo sobre o panorama internacional.

A grande necessidade que era sentida até agora de falar no Shout @ Cartel (entretanto eliminado) pode agora ser encaminhada para o fórum, dentro dos possíveis de uma forma ordeira e com o objectivo de criar um espaço de comunicação que não existe ainda em Portugal sobre o graffiti e a street art.

É importante, cada vez mais, a existência de debates, de conhecimento e de entre-ajuda e é esse o principal objectivo do Cartel Urbe. O registo é obrigatório para a utilização do fórum mas é rápido e simples: apenas é necessário nome de utilizador, e-mail e password.

O fórum encontra-se já sub-divido em diferentes menus para facilitar a sua utilização, mas virgem no que respeita a tópicos. Por isso, criem a vossa conta e estreiem-no.

Para acederem ao fórum basta clicarem neste link ou na imagem que aparece agora no menu do lado direito do blog, e que estará sempre presente a partir de hoje.

Colaborem!

Estradas de Portugal

» GRAFFITI NO IC19

A Estradas de Portugal (EP) vai decorar muros no IC19, estrada que liga Sintra a Lisboa, numa iniciativa pioneira para combater os graffiti desconexos que surgem nas barreiras acústicas e nos muros edificados.

Num comunicado, a EP explica que no próximo fim-de-semana, o Colectivo Cultural GRAUU, associação especialista na arte urbana do graffiti, vai preparar alguns dos muros para oito dias mais tarde graffitar junto ao IC19.

"A EP pretende enquadrar o ambiente rodoviário e dignificar também este tipo de expressão artística, chamando artistas da zona para comporem um mural que transmita aos automobilistas [a ideia] que estas manifestações podem constituir um elemento de valorização da estrada", disse fonte da empresa.

A EP acredita que a segurança rodoviária será salvaguardada, uma vez que a não utilização em excesso de cores muito fortes e a não representação de motivos potencialmente ofensivos, foram considerados como principais requisitos na elaboração deste projecto. Segundo a fonte da empresa, esta é uma solução ousada que a EP encontrou para combater os graffiti desconexos que aparecem nas barreiras acústicas e nos muros edificados dos seus empreendimentos, usando a mesma arte para servir melhor os automobilistas.

A empresa adiantou à Lusa que faz depender do sucesso desta iniciativa, novos projectos de graffitis para outras estradas da concessionária. Esta é uma iniciativa conjunta da EP e da Câmara Municipal de Sintra e tem início no sábado às 10h, estendendo-se até ao fim-de-semana seguinte.


*Fonte: Agência Lusa

Crime Productions

» MEETING OF STYLES 09

Sabotagem

» PARTE III, IV, V & VI




14.11.09

Who is John Scott?

» CAPTURADO COM 74 ANOS



O Sheriff da Polícia de Los Angeles capturou aquele que é considerado o suspeito de "vandalismo" mais velho de sempre, procurado há meses por colar stickers nos transportes públicos, bancos de jardim ou postes de electricidade pela cidade. O Sheriff designou ao Departamento de Problemas Especiais a investigação deste suspeito há cerca de 7 meses atrás, investigação essa que culminou ontem (sexta-feira) com a sua detenção quando John Scott colava stickers numa das principais estações de metro da cidade.

O Sheriff Erik Ruble afirmou à comunicação social que "Até hoje, o suspeito mais velho que tinhamos capturado por graffiti / street art tinha 36 anos" e adiantou "Sabíamos que o John Scott era mais velho, mas nunca pensamos que teria 74 anos".

Quando estavam a estudar John Scott, os investigadores descobriram o seu site pessoal que vendia produtos à volta do mistério da sua identidade, como os stickers que colava na rua, t-shirts e bonés.

No site pode ler-se: "Quem sou eu? John Scott - viajante do mundo, empresário, produtor, mas, acima de tudo, o mistério - um homem comum com uma ideia extraordinária de si mesmo. Uma pessoa real com uma história real, que também é como tu ou como eu, o rosto numa janela, a voz num autocarro".

"O mistério acabou", concluiu o Sheriff Ruble.

Exposição Mar

» ACREDITA EM HERÓIS



Acredita em Heróis é o desafio lançado por Gonçalo Mar com uma mostra de trabalhos que são o reflexo de todas as referências de rua adquiridas pelo artista.

Recorrendo, essencialmente, a materiais recicláveis, o artista lança-nos o desafio, e, sobretudo, apela à necessidade que todos nós temos de acreditar em algo que nos motive e dê força para a construção sólida dos nossos percursos de vida. Em simultâneo, reconhece-se nas suas obras uma encantadora personificação da ironia, uma desmistificação dos heróis do nosso imaginário individual e colectivo que, sábia e delicadamente, nos obrigam a reconhecer que a resposta é mais simples do que possamos imaginar: O Herói é e está dentro de cada um de nós.

A inauguração é no dia 19 de Novembro, por volta das 18:30h, no Centro Cultural Casapiano (Rua dos Jerónimos, 7A / 1400-210 Lisboa).

13.11.09

Special Cartel

» AMOSTRA GRÁTIS

Graffitis nas paredes?

Isto limpa facilmente! Preenche os teus dados aqui e recebe em casa, totalmente grátis, uma amostra deste fantástico produto.


Passatempo H2T & SPK

» ORELHAS PAPERTOY

O H2T em colaboração com SPK Design promove uma campanha de troca de papertoys para o Natal.

Orelhas é o nome do boneco, criado por um writer de Leiria - SPK, que espera a vossa imaginação para ganhar personalidade.



Numa época em que o efeito "crise" condiciona todas as nossas liberdades, esta campanha pretende não só incentivar a criatividade como também valorizar as trocas interpessoais natalícias em detrimento do consumismo frio e cada vez mais vulgar a que nos habituámos.

Receber neste Natal uma prenda completamente personalizada, assinada com a mesma dedicação e a mesma exclusividade que pomos na nossa oferta, é a partilha que nos propomos realizar e para isso, contamos com a vossa imaginação e o vosso afecto.
Até dia 20 de Dezembro podem descarregar o modelo original aqui, montar e pintar do tamanho e forma que quiserem (cartão, cartolina ou qualquer outro material consistente). Depois só têm de tirar uma foto à vossa obra e enviar para h2tuga@gmail.com, juntamente com o vosso nome, idade e morada completa.

No final será feito um sorteio para a troca de todos os papertoys recebidos e os participantes serão informados para quem terão de enviar o seu modelo.

Todas as participações ficarão expostas online e as melhores serão divulgadas no site oficial de SPK Design - referenciadas e devidamente identificadas.

Mosteiro da Batalha

» GRAFFITI HÁ 500 ANOS...

Para provar que estamos cá há bem mais tempo do que pensam, hoje saiu uma notícia curiosa lançada pela Lusa.

Letras, antropónimos, cruzes de Santa Maria, um rosto humano ou uma cegonha são alguns dos muitos graffiti que ilustram há 500 anos as paredes interiores e exteriores do Mosteiro da Batalha, monumento Património Mundial da UNESCO desde 1983.

"É precisamente baseado mais no tipo de letra que surge que nos leva a afirmar que estes graffiti não serão seguramente posteriores à segunda metade do século XVI", explicou à Agência Lusa o director do mosteiro, Júlio Órfão.

Advertindo que nesta matéria há "mais hipóteses do que verdades adquiridas", Júlio Órfão realçou, contudo, "alguns avanços" no estudo dos graffiti, resultado do trabalho de historiadores de que destacou Saul António Gomes e Jorge Estrela.


*Fonte: Agência Lusa

12.11.09

Paredes que háblan

» AMÉRICA DO SUL

Paredes que háblan é uma série de 16 pequenos filmes produzidos por Injaus para a I SAT e que documenta a Street Art em três cidades da América do Sul: São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México.

Estes são os vídeos feitos com os artistas de São Paulo:



NUNCA



ALEXANDRE ORION



TITI FREAK



SPETO



BOLETA

MINI meets KRINK

» EM HAMBURGO

A Mini e a Street Art tem muito em comum. São ambos dois fenómenos urbanos e ambos parte das grandes metrópoles.

A Mini alemã convidou o artista nova iorquino Craig Costello aka KR para se deslocar a Hamburgo e decorar um carro. Como é sabido, KR criou os marcadores KRINK (KR + Ink), que ganharam uma reputação gigantesca a nível mundial. O estilo típico de KRINK, caracterizado pelos escorridos - drips - foi então testado num Mini Cooper S preto...


Projecto Eyewriter

» GRAFFITI RESEARCH LAB & TEMPT ONE



Há notícias lá fora que vale a pena divulgar.

O Graffiti Research Lab e membros da Free Art and Technology, da Open Frameworks e da The Ebeling Group juntaram-se na elaboração de um novo projecto com Tony Quan aka Tempt One, um writer old school que se manteve muito activo até 2003.

Nesse ano, foi diagnosticada a Tempt One uma doença que o veio a deixar quase totalmente paralizado a nível corporal, fazendo com que esta lenda do graffiti deixasse obrigatoriamente de pintar na rua. Esta equipa reuniu-se recentemente no desenvolvimento de um sistema que permite aos portadores desta doença e de outras semelhantes a possibilidade de desenhar apenas com...os olhos.

O objectivo a longo prazo é de criar uma rede social de profissionais de software e hardware, artistas urbanos que projectam imagens nas fachadas das cidades e portadores da mesma doença que atingiu Tempt One para que se torne possível fazer acções como a que se pode ver no vídeo por todo o mundo.

Esta semana a equipa do projecto Eyewriter lançou o código fonte, o software, as instruções para que qualquer pessoa o consiga fazer e ainda tags do Tempt One feitos através dos seus olhos de uma forma gratuita, que está disponível no seu site, aqui.







Costah

» EM MIGUEL BOMBARDA






Mais fotos disponíveis aqui.

2.11.09

Mr.Dheo

» ENTREVISTA



1 - Porque é que o teu tag é Dheo?

Não há uma grande história, basicamente pensei em letras que gostava e na melhor forma de as unir. Depois, e dentro dos possíveis, que fosse um tag difícil de ver repetido em qualquer lado.

2- De onde veio o Mr?

O Mr. foi uma brincadeira de amigos que acabou por ficar agregado ao Dheo, por volta de 2003.



3 - O que é que tentas mostrar ao mundo com as tuas peças?

Eu pinto para mim e por isso a minha maior preocupação não é mostrar ao mundo o que quer que seja. Agora, se escolho a rua como suporte é natural que também queira que a minha arte seja vista e interpretada caso contrário pintava jarros de flores em telas e mantinha-as em casa. Cada peça que faço tem um conceito bastante forte por trás, quase sempre social, e faz sentido escolher a rua porque é uma forma de chegar a qualquer extrato social, qualquer idade ou raça.

3 - Porque é que começaste a pintar?

Eu desenho desde muito novo mas nunca estudei Artes, acho que nunca pensei fazer desse "hobbie" vida porque sempre vi a pintura como óleo ou acrílico e isso nunca me puxou. Quando descobri o graffiti senti uma identificação total e pela primeira vez tive necessidade de explorar esse gosto que tinha de uma forma mais séria. Começei sozinho, com 15 anos, e nunca mais parei.



4 - Qual é o estilo em que mais te encaixas?

É difícil responder a essa pergunta. Quem não conhece a fundo o meu trabalho possivelmente diz que faço um trabalho realista. E faço-o de facto, é algo que pela complexidade e dificuldade me atrai, para mim é um grande desafio. Mas o meu principal objectivo é ser o mais completo possível, continuo a fazer lettering em todas as frentes e outro tipo de abordagens que não se encaixam no realismo, por isso tenho alguma dificuldade em me incluir num determinado estilo. Acho que acabo por ter o meu próprio por muito que não tenha criado rigorosamente nada. E quem o diz mente, tudo o que vês em Portugal que quem não estuda durante anos graffiti apelida de "inovador" já foi feito e explorado.
O que se pode fazer é dar um cunho pessoal, trabalhar esses estilos de uma forma diferente e é isso que eu procuro.

5 - No inicio, quais eram os teus "ídolos"?


Felizmente durante estes 9 anos já conheci e pintei com todos os writers que admirava quando comecei. Nesse sentido sinto-me um priviligiado. É normal que alguns te desiludam, outros te surpreendam, mas cada um é como é e de toda a gente que conheces consegues sempre tirar algo de positivo. Posso falar-te de dois nomes, o Caos que hoje é um grande amigo e com quem partilhei das maiores experiências de graffiti até hoje, e o Exas que para mim sempre foi um génio e que reforçou ainda mais essa minha visão quando o conheci e pintei com ele.



6 - Se te dessem à escolha as seguintes opções qual escolherias e porquê: Fazeres um trabalho e seres recompensado monetariamente ou pagares o material do teu próprio bolso e fazeres algo a teu gosto?

Essa é aquela pergunta em que os writers portugueses não são sinceros porque se forem não estão a ser os "verdadeiros". E depois enterram-se nas entrevistas a responder na primeira pergunta "faço ilegal porque graff é isso, é pintar na street contra o sistema" e na quinta "no futuro gostava de viver do graff".
Ninguém rejeita pintar por dinheiro, desde que veja o seu trabalho valorizado e respeitado, e quem diz que não o faz é grande tanga. Conheço writers que mudam de tag quando fazem trabalhos para não assumirem esse lado. Para quê? Ninguém deixa de ser "verdadeiro" por fazer trabalhos e ganhar dinheiro com isso, desde que se mantenham na rua activos e a fazer o que gostam. Se são convidados para fazer trabalhos é porque evoluíram na rua durante muitos anos, porque gastaram muito dinheiro do próprio bolso para pintar na rua, porque foram "verdadeiros" o suficiente.

Agora é preciso é esperar que os trabalhos cheguem e não ir à procura deles, porque não é com 10 peças na rua que se dignifica o graffiti a um nível profissional,e é por isso que me faz confusão ver miúdos a fazer trabalhos e exposições e dar entrevistas completamente verdes e a dar uma imagem negativa do graffiti. É preciso pintar muito na rua, durante os anos quefor necessário, trabalhar e evoluir e depois sim, aceitar quando vos convidam para um trabalho. Ninguém quer trabalhar no Pingo Doce e fazer graff ao fim-de-semana só para se manter "verdadeiro" quando pode pintar todos os dias e ganhar dinheiro com isso.

7 - Achas que já chegaste ao "ponto alto" do graffiti ou achas que ainda tens muito para dar ao meio?

Acho que nunca vou chegar ao "ponto alto", se algum dia pensar que cheguei posso arrumar as latas e ficar em casa, porque com essa mentalidade não serei ninguém. Tenho muito para dar, muito para aprender,muito para evoluir, muito para pintar. Não tenho dúvidas nenhumas sobre isso e acho que quem pensa que já chegou ao "ponto alto" do graffiti deve respirar fundo e deixar o ego descer.

8 - Algo que queiras dizer a quem começou há pouco tempo?

Há miúdos novos que começam a pintar e revejo-me neles. Ainda no Meeting tive a falar meia-hora com um miúdo porque senti mesmo que valia a pena, via-se o respeito que ele tinha por quase toda a gente que estava ali a pintar, via-se o interesse dele, a humildade e a força de vontade. Mas infelizmente são poucos, infelizmente o que vejo mais são miúdos sem qualquer noção do que está para trás, a dizerem merda em fotologs, sem saberem quem tu és, o que já fizeste, sem saberem como se comportarem e em que lugar estão.

Por isso é que é necessário dividir as coisas: aos do primeiro grupo, que tenham toda a força necessária para seguir em frente, que acreditem neles e que não se deixem ir a baixo por coisas negativas que possam ouvir porque mais tarde vão provar a essas pessoas que elas estavam erradas e com sorte vão ter o dobro do skill que elas tem; aos do segundo grupo, sinceramente, não há muito para dizer porque são esses que daqui a dois ou três anos já cá não estão.




*Fonte: Marca Nacional